movimento_natura.blog

Dia da Terra

Posted on: abril 22, 2008

Escrevo neste e em outro blog, e hoje tenho a missão de postar sobre o mesmo assunto nos dois, que obviamente possuem públicos diferentes. Geralmente quando isso acontece, faço dois textos distintos, mas hoje, por falta de tempo e excesso de cansaço, parti para o bom, simples e prático. O post publicado no BlogConsultoria, vou replicar aqui. Se não, tenho certeza que vocês passarão a duvidar de alguém ‘trapo’ como eu, que passa 18 hs/dia em frente ao computador, escrevendo sobre qualidde de vida. Bom, tem videozinhos a mais, pra não dizer que é 100% réplica 🙂

________________________________________________________________
Hoje, dia 22 de abril é o Dia da Terra, que diga-se de passagem, deveria ser lembrado todos os dias. Afinal, ela nos abriga, nos alimenta, além de nos oferecer recursos essenciais para a nossa sobrevivência. Mas a nossa relação com a Terra está um tanto desequilibrada, porque recebemos dela muitos benefícios, mas em troca exploramos demasiadamente seus recursos naturais, geramos muito lixo, poluímos sem qualquer controle e vivemos em uma cultura de excessos e desperdícios.

O Dia da Terra foi instituído em 1970, por um senador norte-americano em protesto contra a poluição, e a partir de 1990, passou a ser celebrado mundialmente. De lá para cá, a situação só piorou, aumentando cada vez mais o desequilíbrio da relação homem x Terra. Parece que ninguém se lembra que uma vez os recursos esgotados, não temos como repô-los. Já pensou o que pode acontecer às gerações futuras? Nosos filhos, netos e bisnetos?
Sim, há muito o que ser feito pelos governantes e empresas, a consciência deve ser global, mas devemos agir localmente, começando por nossas casas.

O que podemos fazer?
Lembra do conceito dos 3 Rs? Isso mesmo, mantenha ele sempre em mente, pois ele pode ser aplicado para todas as nossas atitudes e escolhas do dia-a-dia. Outras dicas importantes são:

CONSUMO CONSCIENTE:
Dê preferência a produtos com menos embalagens e de empresas que possuam responsabilidade sócio-ambiental. Use a sua criatividade para comprar cada vez menos, reutilizando o que você já possui.

REDUZA SUA EMISSÃO DE POLUENTES
Faça uso de transportes alternativos ou públicos sempre que possível, substituindo o carro. Procure conhecer o destino do seu lixo, devidamente separado, encaminhando-o à cooperativas de reciclagem. Use sacolas retornáveis e cuidado especial com o descarte do óleo de cozinha, pilhas e qualquer produto eletrônico, como por exemplo celulares, computadores e seus componentes.

NÃO DESPERDICE OS RECURSOS NATURAIS
De olho em tudo que gasta energia à toa, como carregadores e aparelhos eletro-eletrônicos em “stand-by” que ficam ligados direto na tomada, “roubando” energia enquanto não estam em uso, e utilize a água com inteligência. Lembre-se por exemplo que dá para escovar os dentes com um copo d’água sem ter que deixar a torneira aberta e nada de banhos longos. Eu me ensabôo com o chuveiro desligado já faz algum tempo!

Pode ter certeza que a mudança dos seus hábitos cotidianos fazem muita diferença, mesmo ao final de apenas um mês. Imagine então ao longo de um ano…
Não esqueça também de levar a consciência ambiental para a sua comunidade, amigos e familiares, informando-os e dando o seu exemplo.

A Terra agradece!

Este artigo faz parte da blogagem coletiva pelo Dia da Terra, uma iniciativa do Faça A Sua Parte.
Anúncios

1 Response to "Dia da Terra"

Sua mensagem é muito importante e deve ser replicado 1.000 ou 1.000.000 de vezes, se necessário. Mais ação por nosso Planeta.
Parabéns =*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,588 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
abril 2008
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d blogueiros gostam disto: