movimento_natura.blog

Dia Mundial da Água

Posted on: março 22, 2008

Queria ter avisado antes aqui, mas não consegui: hoje tem blogagem coletiva pelo Dia Mundial da Água, iniciativa do Faça a sua Parte e, e esta postagem faz parte do movimento, que tomara, ganhe força e voz também através dos blogs.

Instituído pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água visa chamar atenção para esta questão e buscar soluções para o problema. O tema para o ano de 2008 é o Saneamento Básico, um problema que atinge 2,6 bilhões de pessoas no mundo e afeta diretamente a saúde da água. e consequentemente, das pessoas.

Então vamos tratar de sair do básico, pois todo mundo fala sobre a possível falta de água no futuro, enquanto 1,5 bilhão de pessoas no mundo já não têm acesso à água tratada. De acordo com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, uma criança morre a cada 20 segundos por condições inadequadas de saneamento.
É só dar uma circulada pela web para achar alguns números que assustam.

A impressão que temos de que existe água em abundância no planeta talvez seja a maior armadilha para prosseguirmos com a cultura dominante de que a água é um recurso ilimitado. Não é: de toda a água existente no planeta, apenas 0,007% é própria para o consumo industrial, agrícola e doméstico.
Esse número assusta mais ainda ao saber que desses 0,007% de água potável disponível, boa parte está sendo contaminada por resíduos puluentes diversos e principalmente por esgoto. Sobra pouca água limpa para abastecer igualmente a população mundial que atinge a marca de 6 bilhões de habitantes.

Aumento do Consumo
O desperdício, a poluição e pricipalmente o aumento exponencial da população mundial, estimada em 8 bilhões de habitantes para o ano de 2025, são os fatores críticos que elevam ano a ano o consumo de água e faz dela o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo.
De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.
O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados a má administração do recurso do que propriamente da escassez natural.

Água suja
O Brasil está em vantagem, detndo 11,6% do total de água doce do planeta e 53% do total da América do Sul. No entanto, além do volume de água estar muito mal distribuído no país, ainda sofremos com o disperdício doméstico e agrícola (que possui um grande potencial de redução) e pricipalmente com a falta de infra-estrutura de saneamento básico, já que hoje vergonhosos 90% do esgoto produzido no país é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento.
Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação.

O que você pode fazer à respeito

  1. REDUZIR/ECONOMIZAR
  2. Fazer sua parte em NÃO POLUIR e DENUNCIAR quem polui
  3. CONSCIENTIZAR as pessoas na sua comunidade e dar o EXEMPLO

Tem muita coisa que pode ser feita dentro dos nossos hábitos diários de consumo de água:

dicas básicas e pra lá de conhecidas no Planeta Sustentável;
– um fórum riquíssimo de informações sobre o reuso da água no Instituto Akatu;
– um site totalmente dedicado ao Saneamento Básico para se informar e poder atuar com cidadania cobrando maiores investimentos de infra-estrutura pelo governo;

Lembre-se que a água possui um ciclo de vida, e o volume total da água na Terra mantém-se constante, variando ao longo do tempo a sua distribuição por fases. Se dividirmos a quantidade de água potável pelo número de pessoas existentes no mundo, daria somente 2 litros para cada pessoa por toda a vida.

Pedimos reflexão e ação!

Anúncios

7 Respostas to "Dia Mundial da Água"

E tudo começa de dentro de nossas casas! O óleo que entornamos no encanamento, o excesso de produtos de limpeza como detergentes líquidos e em pó, principalmente e fora outros que somados casa por casa, compromete os mananciais.

[…] Sky (Lulu onthe Sky) Luxuriante (Vitória) Luz de Luma (Luma) Meiroca (Meire) Meu Blog (Marlene M) Movimento_natura.blog (Luciana) N’ Roses (Guga Flaquer) Na casa da vovó (Rosane) Na Dança das Palavras (Leonor Cordeiro) O […]

A agua é um bem precioso e vital, mas que não é valorizado, se tem a impressão que é ilimitada. Uma concientização do risco de escassez é urgente, senão os problemas começarão a aparecer em breve.
Abraço e uma boa semana.

Artigo de fundamental importância! Na Universidade de Yôga em Goiânia, por exemplo, temos um programa de responsabilidade ambiental para dar dicas e principalmente viabilizar algumas atitudes simples em prol do consumo consciente da água e de outros recursos naturais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,176 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos

wild daisywheels

Line of intuition

Waiting For the Night

Yellow !!.JPG

Me

Delicious

Reflections of buttercups danced in my head

Lemons

Central Perfusion

Yellow Gerbera with waterdrops

Mais fotos

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
março 2008
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d blogueiros gostam disto: