movimento_natura.blog

irresistível perfume

Posted on: junho 4, 2007

| POR TITA BERTON

O poder da perfumaria acompanha e seduz a humanidade ha séculos. Dos ungüentos preparados pelos egípcios há mais de dois mil anos até a tecnologia usada para a criação de fragrâncias únicas e especiais, muitas histórias se acumularam em torno do perfume. Prepare o seu olfato e descubra algumas curiosidades sobre o líquido que encanta homens e mulheres.
Não se conhece a data definida para o surgimento do perfume, mas sabe-se que desde a Antigüidade o homem usa fragrãncias para perfumar o ambiente, em rituais religiosos e para métodos de cura. Egípcios misturavam sucos tirados de flores e plantas, por exemplo,para fazer insensos e ungüentos. Em Jerusalém arqueólogos descobriram no porão de uma casa, que data do século I a.C., evidências de uma oficina de perfumaria, com fornos, panelas e pilões.
Hoje, um perfumista tem cerca de 4 mil essências, entre naturais e sintéticas, para trabalhar. Algumas são mais usadas em pefumes femininos, como a rosa e a baunilha. Outras, como o alecrim e o limão, são mais freqüentes nos masculinos; e há as que têm uso em produtos variados, que vão desde alimentos até materias de limpeza.

A memória olfativa é poderosa e raramente falha, pois a membrana interna do nariz é o único lugar do corpo humano no qual o sistema nervoso central entra em contato direto com o meio ambiente. Todas as outras informações sensoriais são recebidas primeiramente por meio do tálamo. Mas o olfato é processado pelo lóbulo límbico, a área dos impulsos emocionais e sexuais. Ou seja antes de “sabermos” que estamos em contato com um cheiro já o recebemos e reagimos a ele. Por isso a memória olfativa é tão determinante nas nossas escolhas e atitudes.

ORIGENS
A origem da palavra “perfume” é o latin: per significa através, e fumus quer dizer “fumaça”. Portanto, perfume é sentir através da fumaça ou encher de fumaça. Isso porque, quando o homem descobriu como fazer fogo, os chamados perfumes eram feitos pela queima de arbustos, flores e resinas, que, assim, exalavam intensos aromas.

PRA TODOS OS GOSTOS
O ser humano é capaz de identificar de 2 mil a 4 mil odores diferentes. Entre os mais fáceis de serem reconhecidos estão: o canforado, o almiscarado, o floral e o mentolado.

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM


A rainha egípcia Cleópatra ficou conhecida pelas inúmeras conquistas amorosas. Mas não era apenas pela beleza que ela seduzia seus amantes. Cleópatra possui seu próprio ateliê de perfume. Dizia-se que ela esfregava perfume sólido na boca antes de beijar um amante, para que o cheiro o obrigasse a pensar nela depois do encontro.

À PRIMEIRA VISTA
A visão é o primeiro sentido a ser atingido quando vamos comprar um perfume. Você compraria um perfume em um frasco sem graça? Provavelmente não. Por isso os fabricantes se esmeram no desenvolvimento de embalagens, que devem revelar o tipo de fragrância contida no videro: sofisticada, esportiva, masculina, feminina, moderna. Masnão foi sempre assim. Até o início do século passado, os perfumes eram vendidos em frascos de farmácia e trasferidos para vasilhames próprios em casa. Foi só a partir de 1910 que eles começaram a ser comercializados em frascos bonitos e sofisticados.

JARDIM DE AROMAS
Se dermos uma volta por um jardim, provavelmente nos depararemos com espécies de plantas, flores e raízes que já cabaram dentro de um frasco de perfume. As matérias-primas naturais são extraídas de quase todas as partes de uma planta. Da casca da fruta (laranja), da raiz (vetiver), do tronco (sândalo), do córtex (canela), das folhas (tomilho) e da flor (rosa).

O PERCURSOR

Em 1905, diz a lenda, François Coty entrou no mundo das fragrâncias ao deixar cair um vidro de seu perfume no chão de uma refinada loja de departamentos que tinha acabado de recusar o produto. O cheiro se espalhou e os clientes correrarm para comprar o seu estoque. É dele a idéia de permitir que os clientes experimentem os perfumes antes de comprá-los. Ele foi o primeiro perfumista a misturar fragrâncias sintéticas às naturais, o que fez do perfume, antes luxo para poucos, acessível a todos.


OS FAVORITOS DO BRASIL
Os perfumes de maior sucesso no Brasil são os de combinação de flores. Eles estão divididos em:

  • verde > fragrância com notas de sáida verdes;
  • frutal > fragrãncias com acordes frutais de fácil identificação;
  • fresco > fragrâncias com notas de saída mais refrescantes, com uma combinação de notas conhecida como “buquet de flores brancas”;
  • floral > fragrãncias que mescla notas tipicamente florais;
  • gustativo > fragrãncia mais quente e intensa;

SABEDORIA

Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, a escritora ucraniana naturalizada brasileira, Clarice Lispector, assinou colunas femininas em diversos jornais. Nelas, ensinava a leitora a se cuidar, dava dicas de moda e “aulinhas de sedução”. Dessa seção, vários textos falam de perfume. Em 1960, ela escreveu:

“Quantidade? Você não é um frasco, é uma pessoa. Você é um anúncio de perfume? Você é apenas perfumada. Não deixe seu perfume entrar numa sala muito antes de você mesma. O perfume deve envolvê-la, não precedê-la.” (Clarice Lispector, em Correio Feminino, editora Rocco).

PRAZO DE VALIDADE
Além de ficar atento ao prazo de validade do seu perfume, é preciso tomar certos cuidados para que ele nunca estrague. Os frascos jamais devem tomar sol ou ficar em locais com muita umidade e temperaturas altas. O ideal é guardá-los em lugar escuro e fresco, como o guarda-roupa. Evite deixá-los no armário do banheiro, pois o vapor e luz não combinam com perfume.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Matéria publicada na Revista Natura ciclo 08/2007
A Revista Natura é uma publicação Natura Cosméticos S.A., editada e produzida pela Trip Editora e Propaganda S.A., dirigida às Consultoras, Consultores, consumidores e demais públicos de relacionamento da Natura.

Anúncios

1 Response to "irresistível perfume"

Este é um assunto que me fascina, escrevi até um post intitulado “O Mundo Mágico do Perfume”, que apesar de estar nos arquivos do blog, é muito visitado. Este teu post tem muitas informações que eu não possuía na época que escrevi sobre os perfumes, está realmente bem completo, adorei. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,639 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
junho 2007
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
%d blogueiros gostam disto: