movimento_natura.blog

incentivando a reciclagem

Posted on: abril 26, 2007

|via Springwise

Já pensou em ganhar alguns dólares reciclando lixo?
Coloque seu lixo para a coleta seletiva, ganhe dólares e cupons de desconto em locais selecionados e ainda por cima ganhe notoriedade na vizinhança e no seu negócio!

How does this sound like?

Comunidades no estado americano de Filadelfia, estão felizes da vida com programa RecycleBank, muito mais financeiramente viável do que outros programas de reciclagem.

Funciona assim:

Recyclebank containers são equipados com um identificador em código de barras e você pode despejar todo o seu lixo reciclável em apenas um compartimento, facilitando o processo para que as pessoas se disponham mais a reciclar. Caminhões coletores escaneam e pesam os containers para calcular quanto cada casa está reciclando. Quanto mais se recicla, mais se ganha RecycleBank dólares (até US$ 35 !!!)

Os clientes do RecycleBank podem fazer um acompanhamento de seus pontos online e trocá-los por cupons que podem ser usados em muitos estabelecimentos populares como Whole Foods, RiteAid e Starbucks, bem como empresas locais que escolheram fazer parte do programa. Mais de 250 empresas participam atualmente.

Parece uma realidade muito distante do Brasil? E é!
Nós temos um grande problema com o processo de reciclagem aqui, que simplesmente não funciona e faz com que apenas 7% de todo o lixo de coleta seletiva seja efetivamente reciclado.
Aqui no Brasil, chegamos num ponto onde não basta termos a nossa consciência, sendo que toda a cadeia envolvida no processo é falha e precisa ser revista urgentemente.
Outro calcanhar de aquiles da reciclagem, não só no Brasil mas em outros países é o custo.

Enquanto muitos outros programas de reciclagem gastam muito mais recuros na sua operação do que ganham na obtensão de matéria prima reciclada, Recyclebank ganha na sua alta utilização de caminhões e mão-de-obra. O custo de se operar o programa é dificilmente excedido pelo valor ganho no que eles chamam de lanfill fees, que seria a nossa taxa de lixo aqui.
Recyclebank cobra essa taxa municipal por volta de 24 à 30 dólares por casa, e garante que seus clientes economizarão pelo menos essa mesma quantia que seria paga nas outras taxas que se encarregam do lixo convencional.

Enquanto isso parece que há uma verdadeira competição entre vizinhos pra ver quem coloca mais recicláveis nos containers. Em algumas vizinhanças, a quantidade de lixo reciclável por casa aumentou de 5 para 35 libras por semana.

É uma pena mesmo que o RecycleBank esteja limitado à região oeste da Filadelfia, Wilmington e Delaware, mas já está criando um buzz que talvez possibilite sua expansão em outras áreas e quem sabe chegar a países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Aliás, onde estão os empresários milionários e cheios de bom ventade e responsabilidade ambiental e social?

Website: www.recyclebank.com
Contact:
gonen@recyclebank.com

Anúncios

8 Respostas to "incentivando a reciclagem"

Imagine que em minha cidade tem mais de 22 dois mil habitantes e não tem reciclagem de lixo principalmente de papel. Aqui nesta escola que eu trabalho são usados por dia mais de mil folhas de papel. Não falta boa vontade, falta recursos e uma orientação de como reciclar o lixo. Oh! vejo que as escolas e unversidades estão ensinando teoria mas não levam o aluno a prática. Precisamos ensinar estes jovens colocar a mão na massa. Sou professora do laboratório de Informática da escola. Os alunos vêm fazer pesquisa e me dizem que já tem curso básico de informática e não sabem nem ao menos salvar uma pesquisa no disquete que é o mais simples. Como eu sempre fui independente ensino usarem o computador no dia à dia. Qdo é que nossos jovens vão ser capazes se não instigarmos a serem independentes. Vejo uma sociedade com uma cultura de fazer pessoas dependentes e não determinados, que não são capazes de seguirem sozinhos seus rumos , hoje são poucos os líderes e aqueles que desafiam estão ficando muito raros . Será que não está na hora de mudarmos nossos modos de lidar com a humanidade?

gostaria de saber o que tipo de comentário vcs gostariam que fizesse.
Clo.

gostaria de saber a respeito de reciclagem de lixo eu sou uma sindica de 360 apto e quero saber de reciclagem meu telefone 011-3607-4946 osasco s.paulo
meu e-mail AGRIGESTBR@YAHOO.COM.BR

gostaria de receber informações sobre processo de coleta seletiva e reciclagem

Jose, faça uma busca aqui no blog com as tags reciclagem ou 3Rs, vc vai achar bastante coisa. Tem um projeto chamado USP Recicla que é bem completo também. Dá um google e você achará muita coisa

Por favoe não jogue óleo de qualquer especie, principalmente de frituras usada no ralo , acontece que vai para o leito dos rios e haverá degradaçao ambiental e, ficando 45% mais caro a sua recuperação.Coloque o óleo em uma garrafa pet e sempre tem alguém que recebe esse óleo para fazer sabão por ex.

E muito importante que se tenha uma conciencia voltada pro meio em que vivemos , caso contrario vamos deixar um mundo em que as futuras geraçoes sofreram com as escasses de agua potavel com o ar , em que o simples respira sera cade vez mais dificil ter a sensibilidade e um fato necessario para que o mundo nao possa criar futuras gueras por motivos que nao poderia existir

lixo reciclagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,639 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
abril 2007
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: