movimento_natura.blog

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Posted on: março 15, 2007

Dia 15 de maço foi instituído como sendo o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em homenagem à uma declaração ao Congresso americano feita em 1962 pelo então presidente dosEstados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, reconhecendo os direitos dos consumidores. No Brasil, só após a Constituição de 1988 foi aprovada na câmara dos deputados o Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei 8,078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor.

Sem querer chover no molhado, é claro para todos que, como em todos os casos de aplicação das leis, cada pessoa deve CONHECER seus direitos e REINVINDICÁ-LOS, exercitando assim a sua cidadania e fazendo prevalecê-los.

Mas, decidi antes mesmo de escrever esse texto, não enveredar por estas terras um tanto obscuras e tratar de um assunto de maior grandeza: o consumismo e o consumo consciente.
Muitos que lêem esse blog sabem do meu esforço aqui em postar pautas referentes à política dos 3Rs, à preservação do meio-ambiente, à disseminação de pequenas atitudes que cada um pode assumir como indivíduo, que fazem toda a diferença quando atingem a proporção do coletivo.

Outro dia, numa conferência do meio publicitário voltado à assuntos de internet, sentei-me à mesa para almoçar com alguns acadêmicos da USP e otros amigos articulistas. Comentei que havia escrito sobre o projeto USP recicla no meu blog e em seguida engatei a pergunta, que não queria calar:

É verdade que apesar de todos os nossos esforços em separar o lixo para a coleta seletiva, na hora da coleta propriamente dita, o lixo é todo misturado e apenas 7% do lixo separado para coleta seletiva é efetivamente reciclado?
Recebi um SIM como resposta.

Na verdade, o sistema de reciclagem, principalmente no Brasil, ainda é muito falho, os consumidores têm pouca consciência do que podem fazer para melhorar este quadro e além disso, existem vários materiais que não são recicláveis. Antes da consciência em relação a reciclagem vem a necessidade de APRENDER E ENSINAR A CONSUMIR COM CONSCIÊNCIA.

Hoje o consumo sem limites é uma das maiores fontes de problemas ambientais no mundo. Isso porque a maior parte dos produtos produzidos industrialmente depende de elementos que podem se esgotar da natureza. Se a população do mundo comprasse com mais cuidado, refletindo sobre esta questão, o risco de ficarmos sem água, energia e ar puro seria muito menor.
Isso é consumir com consciência.

A Natura tem um grande compromisso com esse fato, estimulando o uso do REFIL, atroca de matérias-primas de origem mineral, que não são renováveis, pelas de origem vegetal, renováveis, e a reciclagem de embalagens. Todas as empresas deveriam fazer o mesmo e você, consumidor, também pode ser um agente de mudanças, ensinado as pessoas à sua volta e na sua comunidade e adotando práticas que contribuam para o consumo consciente.

Caso você já contribua com práticas desse tipo e deseja divulgar suas iniciativas, este blog abre espaço para contar a sua história. Envie um e-mail e colabore com o movimento_natura.blog 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,639 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
março 2007
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d blogueiros gostam disto: