movimento_natura.blog

glossário eco

Posted on: fevereiro 14, 2007

Muito se fala em biodiversidade e sustentabilidade, mas você sabe, no sentido mais amplo dessas duas palavras, o que elas significam?

A definição de biodiversidade causa controvérsias entre cientistas, como mostra a wikipédia, mas é sabido que o termo começou a ser usado com apreocupação na preservação das espécies e ecossistemas. Mas de um modo geral e importante para que as pessoas entendam e passem a se procupar com ela, biodiversidade, como o próprio nome sugere, são as diversas formas de manifestação da vida, as microbactérias, plantas, animais, homens e todas as relações de interdependência e encadeamento que se estabelecem entre eles.

O Brasil, famoso por sua biodiversidade, com seis ecossistemas e a maior floresta tropical do mundo, faz parte da lista dos países megadiversos, que são aqueles que detêm as maiores e mais preservadas diversidades biológicas da Terra.
Da biodiversidade aproveitamos alimentos, especiarias, plantas com propriedades medicinais, e diversos outros benefícios, sejam eles provenientes de animais, vegetais, microorganismos ou a combinação de dois ou mais deles. O homem, portanto, tem papel fundamental na biodiversidade, no momento em que interfere no funcionamento desses ecossitemas, extraindo suas formas diversas de vida. É por esse motivo que devemos aproveitar o que a natureza tem a nos oferecer, porém de forma sustentável.
Como é isso?

Sustentabilidade é a administração dos recursos naturais da Terra, de forma a grantir que todos – que vivemos hoje no planeta e aqueles que viverão amanhã – tenham direito a esses recursos. Essa é a essência da sustentabilidade: criar riquezas respeitando as relações da imensa cadeia da vida.

Segundo o relatório da Comissão Européia “The law of sustainable development – General principles” redigido por Michael Decleris, a sustentabilidade baseia-se em 7 pontos:

  • Um Mundo Próspero – que considera os processos de proteção ambiental;
  • Um Mundo Justo – que considera o combate às questões da pobreza e das mudanças no modelos de consumo;
  • Um Mundo Habitável – que considera as questões do desenvolvimento humano;
  • Um Mundo Fértil – que considera a utilização eficiente dos recursos naturais;
  • Um Mundo Compartilhado – que considera os recursos da atmosfera, dos oceanos, dos mares e da vida marítima;
  • Um Mundo Limpo – que combina a administração das perdas tóxicas e radioativas;
  • E um Mundo das Pessoas – que considera a estratégia da informação e da mobilização dos vários grupos sociais para o desenvolvimento sustentável. E que por fim, considera as questões da educação, do treinamento e da informação, junto aos principais grupos sociais – comunidades tradicionais, ONGs, cientistas, proprietários rurais, sindicalistas, governos locais, mulheres e crianças.

Existem muitas comunidades espalhadas pelo Brasil que vivem da extração de produtos da biodiversidade. A indústria deve adotar sempre os pontos da sustentabilidade e se preocupar com tais comunidades, afim de continuar a lhes proporcionar uma vida digna e garantir sua fonte de subsistência. Este olhar responsável das empresas é importante, à medida que as empresas cada vez mais desempenham um papel econômico e social maior, detendo riquezas e se beneficiando dos recursos naturais para o seu desenvolvimento.

Conheça o Projeto Biodiversidade Brasil, que une a Natura e a TV Cultura para criar um espaço público de debate, reflexão e produção de conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e seu uso sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,423 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
fevereiro 2007
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  
%d blogueiros gostam disto: