movimento_natura.blog

beba água corretamente

Posted on: janeiro 25, 2007


foto: Tom Atwell. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas. Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em sua composição e o próprio corpo humano é constituído em 70% por água, que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeros outros benefícios. Preconiza-se a quantidade de um copo de 200 ml de água por hora em que se estiver acordado. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa, não adiantando deixar para tomar os 2 a 3 litros de água necessários diariamente de uma só vez.
Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja, um adulto não conseguirá tomar mais de 1 litro de uma só vez sem “passar mal”.

Pra quem ainda não se convenceu, segue uma lista dos principais problemas de saúde causados pela falta de ingestão de água:

  • falta de vitalidade nos cabelos;
  • descamação do couro-cabeludo;
  • distúrbios de concentração;
  • prejuízos no sono e memória, pela perda da disposição para realizar as atividades diárias, em virtude da circulação cerebral prejudicada por baixa quantidade de água, que faz o sangue ficar mais “viscoso” e “grosso”, de circulação mais lenta.
  • ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas, que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensas a inflamação e infecções tais como conjuntivites, sinusites, bronquitesou até pneumonia;
  • lesões da pele com a parecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
  • queda e enfraquecimento dos pêlos;
  • baixa produção de saliva;
  • distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais , com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a câibras, dormências, perda de força muscular e problemas ósseos dentais;
  • respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo durante exercícios físicos;
  • constipação e por vezes sangramento retal, devido à lesões do tecido intestinal;

É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita periodicamente. Uma forma de se observar se a quantidade de água está adequada é pela urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.

Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas, evitam que se beba água. Evite também a ingestão de água pelo menos meia hora antes das refeições, para não prejudicar a digestão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,639 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
janeiro 2007
S T Q Q S S D
    fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d blogueiros gostam disto: