movimento_natura.blog

proteção solar

Posted on: janeiro 19, 2007

É verão, e o momento pede muitas atividades ao ar livre, corpos lindos e bronzeados. Parece que agora as pessoas estão mais conscientes diante da necessidade do uso do protetor solar. Mas a maioria delas cometem alguns deslizes que fazem com que a proteção dos raios UV desses produtos não seja eficaz, aumentando os riscos dos efeitos cumulativos e indesejáveis do sol.

Pra começar, o fator de proteção deve ser entre 15 e 30. Aqui não vale a regra do quanto mais, melhor. Os especialistas ensinam que o incremento de proteção entre um filtro protetor de fator 30 e um de 60 fica entre 5% e 10%. O mais importante, esclarecem, é fazer as reaplicações de modo adequado.

Esfoliar a pele com bucha ou produtos esfoliantes é uma dica pra quem quer manter um bronzeado muito mais bonito por muito mais tempo. Veja aqui um guia completo para esfoliação da pele.

Outro fator importantíssimo é o tipo de filtro que o produto contém. Na exposição solar, sofremos incidência dos raios ultravioleta A e ultravioleta B. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele, enquanto os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras de sol. Portanto, produtos contendo ambos os filtros UVA e UVB são mais recomendados.

A maioria dos produtos apenas protegem contra as queimaduras de sol, por conterem apenas filtro UVB. Hoje, alguns produtos já oferecem a proteção contra os raios UVA, mas é preciso ficar atento à concentração deste filtro no produto. A maioria possui apenas 5% deste filtro, quantidade não suficiente para prevenir o fotoenvelhecimento.


Produtos que aliam a proteção solar ao tratamento anti-sinais, produtos específicos para o bebê, criança, prática de esportes, pré e pós sol.

Após a exposição solar, a pele exige alguns cuidados especiais. Hidratação intensa é mandatória, para evitar o ressecamento e manter o aspecto saudável da pele.

Aqui vai uma listinha dos principais cuidados:

horário
Evite exposição solar entre 10 e 16h, pois neste período os raios ultravioletas são mais intensos. Não é aconselhável permanecer por longos períodos na mesma posição, como dormir, por exemplo. O ideal é mudar de posição freqüentemente;

filtro solar
Use regularmente um protetor solar com FPS mínimo de 15, o qual deve ser aplicado aproximadamente 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada 2 horas de exposição contínua, após mergulho, exercício ou suor excessivo. Use também protetor solar para os lábios.

outros produtos
Durante a exposição solar, a utilização de produtos como perfumes, ou outros como descolorantes para os pêlos devem ser evitados. Em geral, promovem queimaduras e podem aumentar os casos de alergia. Deve-se também tomar cuidado com a utilização de certos medicamentos, como o ácido acetil-salicílico (aspirina), que em combinação com o protetor solar e o sol podem provocar reações alérgicas;

cosméticos
Alguns produtos de uso diário, como batom e maquilagens, fornecem proteção natural. Geralmente contêm, em sua composição, agentes refletores de radiação solar;

roupas
A maioria das roupas absorve ou reflete os raios UV, mas roupas brancas confeccionadas em malha frouxa e roupas molhadas e aderidas à pele não protegem adequadamente. Qualquer roupa é melhor que nenhuma, mas quanto mais apertada a tecedura, maior será a proteção.

chapéu
Chapéu com abas contribui na proteção solar de áreas particularmente propensas a uma exposição solar intensa, como os olhos, orelhas, rosto, pescoço e nuca.

óculos de sol
A exposição solar pode causar catarata e outros danos oculares. Por isso, é preciso usar óculos
com 99-100% de proteção UV.

sombra
Ficar à sombra ou debaixo do guarda-sol são medidas benéficas, mas não são suficientes, visto que a radiação solar reflete na água, areia, concreto e acaba atingindo até mesmo os que estão à sombra. Optar por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar;

bronzeamento artificial
A prática do bronzeamento com luz artificial traz danos à pele e aos olhos desprotegidos. A exposição a lâmpadas de UVA não é mais segura que a exposição à luz solar, e o FDA (Food and Drug Administration) desaconselha esta prática.

crianças
A proteção solar na criança é de fundamental importância, pois estima-se que até os 18 anos de idade, o tempo de exposição solar é maior do que no restante da vida. Crianças menores de 6 meses não devem usar protetor solar e podem ser levadas ao sol desde que moderadamente, no horário adequado e cercadas das demais medidas de proteção solar, tais como roupas leves e guarda-sóis; já as maiores de 6 meses devem observar o horário adequado de exposição solar, devem usar regularmente um protetor solar, obedecendo a maneira correta de aplicação e, assim que possível, usar chapéu e óculos escuros. Uma medida de fácil execução e que contribui grandemente para a proteção solar em crianças é não permitir que as crianças fiquem sem camisa no sol. Pelo contrário, devem usar roupas que cubram boa parte da pele exposta ao sol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

este blog está abandonado por conta do intenso trabalho em meus outros blogs:

www.blogconsultoria.natura.net

www.eupossocuidardemim.com.br


blog stats

  • 330,639 acessos

aqui, acolá

RSS feed dos posts meu Technorati profile del.icio.us bookmarks
View Luciana Soldi Bullara's profile on LinkedIn

movimentos…

Add to Technorati Favorites Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

del.icio.us

na gaveta

flickr photos


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
janeiro 2007
S T Q Q S S D
    fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d blogueiros gostam disto: